Consumo de álcool em Angola: estudo com militares e civis
Abstract
O alcoolismo entre os militares e civis supera as particularidades observadas no âmbito meramente Psiquiátrico. Na sociedade actual o alcoolismo tem constituído um problema que os profissionais de saúde têm diagnosticado diante dos doentes (militares e civis) que geralmente ocorrem às unidades hospitalares e que muitos dos casos têm sido caracterizados como situações fatais no seio dos militares e civis.
Contudo, esta pesquisa visará analisar e caracterizar o impacto que o alcoolismo tem na vida Psicossocial dos militares do RACB Catumbela, civis de Benguela e as possíveis consequências que possa originar. No estudo participarão 120 militares e civis de hierarquias diferentes, com idades compreendidas entre 26 a 50 anos. Para a recolha de dados utilizarei o método CAGE de avaliação a depressão a ansiedade que consistirá em (4) quatro, e métodos o estado psicossocial BRIEF – MAST para avaliar e consistirá em (10) dez perguntas e Questionário com (20) vinte perguntas.
Os resultados poderão ilustrar até que ponto é elevado o nível de consumo de álcool no seio dos militares do RACB, civis e consequências que originou.