Aplicação do inventário do comportamento para adultos a uma amostra clínica: comparação com os resultados obtidos pela amostra normativa portuguesa
Abstract
O Adult Behavior Checklist (A.B.C.L), é um dos inventários para adultos que integra o sistema A.S.E.B.A (Achenbach System of Empirically Based Assessment) e tem como objetivo a heteroavaliação por familiares ou amigos próximos do adulto com idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos. Este questionário foi traduzido e aferido para a população portuguesa, com a autorização do autor original, por Pardalejo & Caldas (2011), adotando a designação de Inventário do Comportamento para Adultos (I.C.A).
O presente estudo teve como base a aplicação do I.C.A a familiares ou amigos próximos dos adultos de uma amostra clínica (N = 65), com o objetivo de estabelecer as propriedades psicométricas do instrumento para uma população clínica e comparar com os resultados obtidos na amostra normativa portuguesa.
Relativamente aos resultados, podemos verificar diferenças significativas entre as amostras, sendo que a amostra clínica apresenta uma média superior no caso do I.G.S, Internalização e Externalização.
No que concerne à fidelidade, os resultados obtidos permite-nos considerar que, o I.C.A é um instrumento adequado para a avaliação do comportamento em adultos.