Análise de validade e confiabilidade da BADS-C, numa amostra do norte do país
Abstract
Competências de aprendizagem, interação social e de resolução dos problemas do dia a dia nas
idades mais precoces, dependem muito do desenvolvimento salutar das funções executivas (FE),
associadas ao córtex pré-frontal. O desenvolvimento da bateria Behavioural Assessment of the
Dysexecutive Syndrome for Chidren (BADS-C) baseou-se na necessidade de um teste, com
validade ecológica, que avaliasse as FE. Este estudo pretendeu analisar a validade e
confiabilidade da prova, associando parâmetros de idade, género e educação dos pais.
Administrou-se a BADS-C a 60 crianças e jovens saudáveis da zona norte de Portugal, divididos
em dois grupos etários conforme os estádios psicossexuais de Freud (idade da latência e genital).
Encontraram-se diferenças estatisticamente significativas entre os resultados brutos obtidos e os
grupos etários. O mesmo não se verificou quanto ao género e nível de escolaridade dos pais. As
análises de validade e fiabilidade não foram, totalmente, conclusivas apontando para o
desenvolvimento de estudos mais aprofundados da BADS-C, com recurso a uma amostra maior.