Conhecimentos sobre cuidados palativos (CP): opinião de uma amostra da população portuguesa
Abstract
Os conhecimentos e opinião da população acerca dos Cuidados Paliativos (CP) são um fator importante na implementação, acesso e utilização destes serviços. O presente estudo, partindo de um questionário traduzido para português, tem como objetivo avaliar os conhecimentos e a opinião de uma amostra portuguesa (N = 280) sobre CP e comparar as respostas com base em variáveis demográficas. Participaram um total de 280 adultos, residentes em Portugal Continental e Ilhas, com idades entre 21- 92 anos (M = 42,42, DP = 18,90), agrupados por género, faixa etária, região, habilitações literárias e profissão.
Os resultados mostram que os conhecimentos sobre CP são ainda insuficientes. Os CP foram descritos, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida, sendo as principais preocupações atribuídas aos pacientes o medo da dor, tornar-se um estorvo e ficar dependente. As necessidades destes pacientes são percebidas como alívio do sofrimento físico, apoio psicológico e cuidados médicos especializados. As necessidades percebidas nos familiares são a prestação de cuidados médicos especializados 24h/dia, apoio psicológico e cuidados de enfermagem ao domicílio. O local descrito como mais adequado para a prestação de CP é em casa, com acompanhamento profissional. A maioria dos participantes conhece alguém que esteve em CP. Quando o doente terminal é uma criança, as preocupações percebidas são o medo de ficar afastada da família, ficar sozinha, ser abandonada e ficar afastada de casa e brinquedos.
Conclui-se pela necessidade de melhoria dos conhecimentos da população portuguesa sobre CP, através de intervenções direcionadas a populações alvo (tendo em conta género, habilitações, profissão, faixa etária).