Regulação emocional na psoríase: um estudo de "Embitterment"
Abstract
A psoríase é uma doença crónica da pele com elevado impacto na vida dos doentes. O objetivo deste estudo consiste em avaliar as dificuldades de regulação emocional em doentes com psoríase, avaliando um novo constructo: o amarguramento (“embitterment”).
Métodos: Participaram neste estudo 154 doentes dos quais 85 eram do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 82 anos (média = 46,68). Os participantes preencheram um protocolo constituído por uma ficha sociodemográfica e clínica, uma escala de dificuldades de regulação emocional EDRE, um índice de severidade percebida da doença (SAPASI), um índice de incapacidade provocada pela psoríase (PDI), um inventário de sintomas psicopatológicos (BSI) e uma escala sobre o transtorno de amargura pós-traumática (PTED). Resultados: Os pacientes que recorrem ao acompanhamento psicológico ou psiquiátrico revelam menores níveis de amarguramento, principalmente nas dimensões dificuldade no funcionamento social e pensamentos de vingança. Em todas as dimensões do amarguramento foram encontradas associações positivas com a sintomatologia psicopatológica, nomeadamente com o psicoticismo e a hostilidade. No caso da depressão foi encontrada associação com as dimensões dificuldade no funcionamento social e resposta emocional, mas não com os pensamentos de vingança.
Conclusões: Atendendo aos níveis de amarguramento encontrados nos doentes com psoríase será importante incluir o acompanhamento psicológico no tratamento desta patologia.