Resistência à Fratura de Três Resinas Acrílicas em Diferentes Condições de pH
Abstract
A análise das caraterísticas das resinas acrílicas nomeadamente a sua resistência à fratura requer bastante importância. Através destes estudos é possível selecionar os melhores materiais no sentido de satisfazer as necessidades dos pacientes e também proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.
O principal objetivo deste trabalho é avaliar qual a força necessária para fraturar bases de próteses de três marcas diferentes de resina acrílica e comparar qual das três marcas se mostrou mais resistente. Secundariamente será avaliar a influência do pH oral nos valores de resistência à fratura.
Foi realizada uma análise de três marcas de resinas acrílicas diferentes, “RS vertex®”, “Triplex hot®” e “Megacryl®”. Elaboraram-se 10 bases de prótese de cada marca submetendo-as a diferentes condições de pH (pH 7 e pH 4) através do uso de saliva artificial durante 1 mês. Após esta exposição foi testada a resistência das resinas acrílicas por meio de utilização da Máquina de teste Dental CS® utilizada em testes de fadiga.
A pesquisa bibliográfica foi realizada através da recolha de artigos nas bases de dados PubMed, Ebsco, ResearcheGate e Google académico tendo-se selecionado um total de 33 artigos e 2 livros, por possuírem os critérios de inclusão definidos.
Perante a análise dos resultados observamos que existem diferenças na resistência à fratura nas três marcas de resina acrílica. A marca “Megacryl®” é a mais resistente e a marca “Triplex hot®” a menos resistente. Também observamos que o pH diminuiu a resistência à fratura das marcas “Megacryl®” e “RS Vertex®”.