Relatório de estágio II de Tânia Cristina Ferreira Leitão
Abstract
A Farmácia Comunitária é a primeira escolha dos utentes na prestação de cuidados de saúde devido à sua disponibilidade e facilidade de acesso antes de consultar o médico.
Os serviços prestados na farmácia, seja para esclarecimento de dúvidas, dispensa de medicamentos e produtos de saúde, ou disponibilização dos diversos serviços farmacêuticos são uma mais valia não só para os utentes como também alivia a sobrecarga dos hospitais, clínicas e centros de saúde quando o problema do utente é menor e pode ser resolvido através da farmácia.
Este estágio, permitiu-me vivenciar o dia-a-dia na farmácia comunitária. O presente relatório descreve todas as atividades efetuadas na farmácia comunitária, desde as tarefas de back-office como a receção de encomendas, armazenamento dos medicamentos e outros produtos de saúde, controlo de prazos de validade e devoluções, reposição de stock, realização de encomendas e conferência de receituário, até aos procedimentos do atendimento ao balcão, como a receção do cliente, verificação de receitas, dispensa de medicamentos sujeitos e não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde, indicação farmacêutica e serviços farmacêuticos.