Estudo comparativo: atitudes e comportamentos de saúde oral em estudantes do MIMD do primeiro, terceiro e quinto ano na CESPU
Abstract
A higiene oral faz parte do nosso dia-a-dia. Começa desde a primeira infância e evolui com a idade. Contudo, nem todos temos os mesmos hábitos e atitudes em relação à saúde oral. Os estudantes de Medicina Dentária, como futuros profissionais de saúde, devem ser bons promotores na educação e promoção da saúde oral na população.
Materiais e Métodos :
O trabalho foi dividido em duas partes, a primeira parte composta por uma revisão bibliográfica e a segunda parte um inquérito online aos alunos do primeiro (PA), terceiro (TA) e quinto ano (QA) do Mestrado Integrado de Medicina Dentaria da CESPU, onde se analisou e comparou alguns parâmetros sobre a saúde oral. Os dados foram interpretados e analisados recorrendo aos programas SPSS 26.0 e Excel 2013.
Objetivos:
Comparar as diferentes atitudes e comportamentos de saúde oral entre os alunos do primeiro ano, terceiro e quinto ano do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária na CESPU
Resultados
No total 148 estudantes (PA, TA, QA) do curso de Mestrado Integrado de Medicina Dentária da CESPU participaram no estudo. Os resultados revelaram que todos estudantes têm boas atitudes e comportamentos no que concerne a saúde oral. No entanto, os PA mostraram uma preocupação menor do que os anos curriculares mais avançados.
Conclusão:
Entre os estudantes de Medicina Dentária da CESPU, o conhecimento geral da saúde oral é bom, no entanto, existem défices de conhecimento em algumas áreas.