Correlation between occlusion and posture
Résumé
Hoje em dia, as pessoas estão muito preocupadas com o aspeto estético dos dentes sem pensar à importância do aspeto funcional da boca e do sistema estomatognático. Uma boa oclusão dentária desempenha um papel fundamental na mastigação, na fala e na deglutição. Se houver um desequilíbrio na oclusão, vários sintomas como dores agudas ou crónicas, podem ocorrer na cabeça e pescoço.
O objetivo deste trabalho consiste numa revisão sistemática integrativa para ver se existe uma correlação entre a oclusão e postura, e se for o caso, quais os níveis de alterações existentes na coluna vertebral em função do tipo de oclusão.
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na Pubmed com duas combinações de palavras chave: " malocclusion " AND " posture " OR " dental occlusion " AND " posture ". Dos 261 artigos encontrados, 28 relevantes foram selecionados. 68% dos artigos estabeleceram uma correlação positiva, 25% uma corelação negativa e 7% uma correlação parcial.
A maioria dos autores observaram uma extensão da cabeça para os indivíduos de classe II esquelética e uma flexão da cabeça para os de classe III esquelética, acompanhado de uma assimetria do corpo leve a moderada, seguindo o tipo de oclusão. Alguns tratamentos como RPE, Invisalign ou cirurgia ortodôntica, também permitiram de corrigir a oclusão e, portanto, a postura.
O corpo é um sistema dinâmico onde a visão e o grau de severidade da maloclusão podem modificar a relação oclusão/postura e criar alterações compensatórias na postura e equilíbrio corporal.