Versão portuguesa do Addenbrooke Cognitive Examination - III. Análise psicométrica e dados normativos
Abstract
O presente estudo pretende determinar algumas características psicométricas do ACE-III tais como: a validade de constructo, determinada através da consistência interna (Alfa de Chronbach), de correlações inter-domínios e entre estes e o total do ACE-III e da validade discriminativa do total da prova; a validade de critério ou convergente. Paralelamente, pretende-se igualmente identificar as variáveis independentes que mais se relacionam com os resultados na prova, assim como a elaboração da tabela de dados normativos com base nessas variáveis.
Método: O ACE-III foi aplicado a 100 indivíduos de ambos os sexos de vários distritos de Portugal, de condições profissionais e académicas diferentes, sem historial de patologia neuropsiquiátrica. A par deste teste foi aplicado um questionário Sócio Demográfico o MoCA e a GDS
Resultados: A consistência interna é aceitável com um alfa de Chronbach de 0,732 e as correlações entre os diferente domínios e entre estes e o total do teste apresentaram-se estatisticamente significativos. Quanto à correlação entre o ACE-III e o MoCa ou a DGS também ela se revelou estatisticamente significativa sendo no primeiro caso positiva e no segundo negativa. As variáveis idade e escolaridade foram identificadas através da regressão linear múltipla como predictoras dos resultados obtidos no ACE-III.
Conclusão: As variáveis idade e escolaridade influenciam os resultados do ACE-III negativamente quanto à idade e positivamente quanto à escolaridade. A disponibilidade dos dados normativos do ACE-III para a população portuguesa habilita-o para o uso de Screening rápido das funções cognitivas.