dc.contributor.author | Vinhas, Susana Patrícia Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2016-01-21T16:22:01Z | |
dc.date.available | 2016-01-21T16:22:01Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/370 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11816/370 | |
dc.description.abstract | Este estudo avalia o envolvimento escolar, as crenças pró criminais e os
problemas de comportamento de 58 jovens de ambos os sexos sinalizados na
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Valongo (CPCJV) com elevada
probabilidade de abandono precoce do percurso escolar obrigatório. Os instrumentos
utilizados foram o Guião para Consulta do Processo Individual; o Youth Self- Report
(YSR) e o How I think Questionnaire (HIT) acerca das crenças pró criminais. Os
resultados indicaram um menor envolvimento escolar, bem como níveis importantes
de crenças pró criminais e uma maior tendência para adotar comportamentos
problemáticos de tipo externalizador. Estas conclusões reforçam a necessidade
consensual de adoção de estratégias focadas no aluno em risco de abandono escolar
que transpassem o seu papel enquanto aluno, promovendo também a sua adaptação
à escola e à sociedade | pt_PT |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | |
dc.subject | Abandono escolar precoce | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento escolar | pt_PT |
dc.subject | Crenças pró criminais | pt_PT |
dc.subject | Externalização | pt_PT |
dc.title | Um olhar sobre os alunos em risco de abandono escolar precoce | pt_PT |
dc.type | info:eu-repo/semantics/masterThesis | |
dc.identifier.tid | 201041774 | |