Software e inovação pedagógica em Medicina Dentária: Portfólio e Guia clínico digitais
Abstract
Introdução: As novas tecnologias usadas no ensino da Medicina Dentária constituem meios promissores para auxiliar os docentes na criação de ambientes híbridos de ensino/aprendizagem que sejam por um lado mais eficazes e que, por outro, melhor se adaptem aos interesses dos estudantes.
Objetivos: Neste trabalho, desenvolvem-se dois programas informáticos nos domínios da documentação de casos clínicos, e do acesso à informação científica em Medicina Dentária, testam-se os seus impactos pedagógicos e analisam-se as opiniões de utilizadores docentes e discentes.
Resultado e discussão: O primeiro programa desenvolvido, o Portfólio Digital, é um software de padronização de dados clínicos que visa tornar a recolha, análise, armazenamento e a partilha de dados de saúde mais rápida, clara e segura. A segunda aplicação, o Resuminho, é uma ferramenta de M-Learning para o auxílio da aprendizagem e da atualização dos conhecimentos em Medicina Dentária, apresentando-se como uma base dinâmica de conhecimentos científicos suportada em fontes atualizadas e diversificadas. Os testes de utilização dos programas e os inquéritos permitiram comparar os modelos pedagógicos atuais com os novos concluindo-se: (i) pela utilidade efetiva do Portfólio Digital a nível do registo e coerência dos conteúdos clínicos e no tratamento dos dados pessoais (ii) pela inexistência de diferenças significativas nos conhecimentos científicos dos utilizadores do Resuminho face ao grupo controlo (iii) pelas opiniões muito positivas sobre ambos os modelos propostos por parte dos estudantes e docentes.
Conclusão: Os resultados preliminares mostraram que ambos programas informáticos podem ter um potencial impacto benéfico na experiência de ensino/aprendizagem em Medicina Dentária. A observação do impacto destas ferramentas em contextos reais permitirá consolidar esta interpretação dos resultados.