• English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • English 
    • English
    • português
    • français
    • português (Brasil)
    • español
    • italiano
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Dentárias
  • Medicina Dentária
  • View Item
  •   Home
  • Instituto Universitário de Ciências da Saúde
  • Ciências Dentárias
  • Medicina Dentária
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Software e inovação pedagógica em Medicina Dentária: Portfólio e Guia clínico digitais

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (26.98Mb)
Date
2022
Author
Maziere, Marie Odile Madeleine
Metadata
Show full item record
Abstract
Introdução: As novas tecnologias usadas no ensino da Medicina Dentária constituem meios promissores para auxiliar os docentes na criação de ambientes híbridos de ensino/aprendizagem que sejam por um lado mais eficazes e que, por outro, melhor se adaptem aos interesses dos estudantes. Objetivos: Neste trabalho, desenvolvem-se dois programas informáticos nos domínios da documentação de casos clínicos, e do acesso à informação científica em Medicina Dentária, testam-se os seus impactos pedagógicos e analisam-se as opiniões de utilizadores docentes e discentes. Resultado e discussão: O primeiro programa desenvolvido, o Portfólio Digital, é um software de padronização de dados clínicos que visa tornar a recolha, análise, armazenamento e a partilha de dados de saúde mais rápida, clara e segura. A segunda aplicação, o Resuminho, é uma ferramenta de M-Learning para o auxílio da aprendizagem e da atualização dos conhecimentos em Medicina Dentária, apresentando-se como uma base dinâmica de conhecimentos científicos suportada em fontes atualizadas e diversificadas. Os testes de utilização dos programas e os inquéritos permitiram comparar os modelos pedagógicos atuais com os novos concluindo-se: (i) pela utilidade efetiva do Portfólio Digital a nível do registo e coerência dos conteúdos clínicos e no tratamento dos dados pessoais (ii) pela inexistência de diferenças significativas nos conhecimentos científicos dos utilizadores do Resuminho face ao grupo controlo (iii) pelas opiniões muito positivas sobre ambos os modelos propostos por parte dos estudantes e docentes. Conclusão: Os resultados preliminares mostraram que ambos programas informáticos podem ter um potencial impacto benéfico na experiência de ensino/aprendizagem em Medicina Dentária. A observação do impacto destas ferramentas em contextos reais permitirá consolidar esta interpretação dos resultados.
URI
http://hdl.handle.net/20.500.11816/3928
Collections
  • Medicina Dentária

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
CESPU CRL
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2015  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
CESPU CRL