Show simple item record

dc.contributor.advisorAZEVEDO, RUI MIGUEL SIMÕES DE
dc.contributor.authorMaziere, Marie Odile Madeleine
dc.date.accessioned2022-10-17T13:06:31Z
dc.date.available2022-10-17T13:06:31Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/3928
dc.description.abstractIntrodução: As novas tecnologias usadas no ensino da Medicina Dentária constituem meios promissores para auxiliar os docentes na criação de ambientes híbridos de ensino/aprendizagem que sejam por um lado mais eficazes e que, por outro, melhor se adaptem aos interesses dos estudantes. Objetivos: Neste trabalho, desenvolvem-se dois programas informáticos nos domínios da documentação de casos clínicos, e do acesso à informação científica em Medicina Dentária, testam-se os seus impactos pedagógicos e analisam-se as opiniões de utilizadores docentes e discentes. Resultado e discussão: O primeiro programa desenvolvido, o Portfólio Digital, é um software de padronização de dados clínicos que visa tornar a recolha, análise, armazenamento e a partilha de dados de saúde mais rápida, clara e segura. A segunda aplicação, o Resuminho, é uma ferramenta de M-Learning para o auxílio da aprendizagem e da atualização dos conhecimentos em Medicina Dentária, apresentando-se como uma base dinâmica de conhecimentos científicos suportada em fontes atualizadas e diversificadas. Os testes de utilização dos programas e os inquéritos permitiram comparar os modelos pedagógicos atuais com os novos concluindo-se: (i) pela utilidade efetiva do Portfólio Digital a nível do registo e coerência dos conteúdos clínicos e no tratamento dos dados pessoais (ii) pela inexistência de diferenças significativas nos conhecimentos científicos dos utilizadores do Resuminho face ao grupo controlo (iii) pelas opiniões muito positivas sobre ambos os modelos propostos por parte dos estudantes e docentes. Conclusão: Os resultados preliminares mostraram que ambos programas informáticos podem ter um potencial impacto benéfico na experiência de ensino/aprendizagem em Medicina Dentária. A observação do impacto destas ferramentas em contextos reais permitirá consolidar esta interpretação dos resultados.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesspt_PT
dc.subjectMobile applicationspt_PT
dc.subjectWeb applicationspt_PT
dc.subjectM-Learningpt_PT
dc.subjectElectronic Medical Recordspt_PT
dc.subjectDigital learning technologiespt_PT
dc.subjectGeneral Data Protection Regulationpt_PT
dc.titleSoftware e inovação pedagógica em Medicina Dentária: Portfólio e Guia clínico digitaispt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesispt_PT
dc.identifier.tid203049020pt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Medicina Dentáriapt_PT


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record