The anti-caries vaccine A systematic integ
Abstract
Introdução: As cáries dentárias são uma doença multifatorial, que implica interações entre os fatores do hospedeiro e o biofilme. A OMS considera a cárie um grave problema de saúde nos países industrializados.
Objetivo: Discutir sobre as novas formas promissoras de construção de uma vacina anti-cárie, os alvos potenciais e as limitações que poderia ter.
Material e métodos: A pesquisa foi realizada no PubMed e Science direct. A pesquisa complementar foi realizada através das bibliografias de outras revisões sistemáticas e trabalhos de meta-análise. Toda a inclusão de estudos foi feita entre Janeiro e Maio de 2022.
Resultados: 29 artigos foram incluídos.
Discussão: As vacinas de ADN, mucosas e subunidades são alguns dos tipos de vacinas mais promissores. Novos adjuvantes, como a combinação de chitosano + Pam3CSK4 ou chitosano + MPL, proteína FliC, ou uma coadministração de CCL19 com CCL17, têm sido testados. Todos eles mostraram boas perspectivas para o futuro. Sistemas de distribuição como nanopartículas ou sprays intranasais tiveram bons resultados. O alvo da vacina que teve as melhores perspectivas de sucesso foi o S. mutans, cuja agregação pode ser impedida.
Conclusão: As cáries podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade, causando dor e desconforto, diminuindo as interações sociais e a produtividade no trabalho. A cárie é um fator de desigualdade social: as classes sociais mais baixas são mais afetadas. Uma vacina anti-cárie poderia vir com muitas limitações, como o tempo necessário para a desenvolver, a resistência da população à vacinação, os custos a longo prazo, e a possibilidade de diminuir a carga de trabalho para a profissão de dentista.