Diário como ferramenta para mitigar o stress pós-traumático na pessoa em situação crítica
Abstract
O presente Relatório de Estágio de Natureza Profissional (RENP), integra-se no 1º curso do Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica (EMC), com área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica (PSC), lecionado no Instituto Politécnico de Saúde do Norte da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), na Escola Superior de Saúde do Vale do AVE. O percurso formativo contemplou estágios nos contextos do Serviço de Urgência Médico-cirúrgica (SUMC), na Unidade de Emergência Extra-hospitalar (EEH) e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP), tendo como principal objetivo descrever e evidenciar a aquisição de competências avançadas, técnicas, científicas e relacionais, inerentes às competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista (EE) em EMC na PSC.
A pratica clínica desenvolvida em contextos de elevada complexidade e imprevisibilidade consolidou capacidades essenciais à prática especializada, promovendo uma resposta eficaz, fundamentada e centrada na PSC.
Adicionalmente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura (RIL) que explorou a relevância do diário em cuidados intensivos enquanto estratégia promotora da humanização e mitigadora do Stress Pós-Traumático (SPT) em doentes de cuidados intensivos. Os resultados evidenciaram o seu contributo na reorganização das memórias, redução da ansiedade, melhoria do padrão de sono e atenuação dos sintomas de SPT, promovendo ganhos em saúde e qualidade de vida do doente após alta da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
A articulação entre a prática especializada e a investigação fundamentada, permitiu um percurso formativo sólido, concebendo uma nova visão na procura incessante pela qualidade, excelência e respeito pelos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Especializados em Enfermagem (PQCEE) à PSC.

