| dc.contributor.advisor | de Araújo, Isabel Maria Batista | |
| dc.contributor.author | de Araújo, Cristiana Sofia Machado | |
| dc.date.accessioned | 2026-02-26T16:08:32Z | |
| dc.date.available | 2026-02-26T16:08:32Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11816/4976 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio de Natureza Profissional (RENP), integra-se no 1º curso do Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica (EMC), com área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica (PSC), lecionado no Instituto Politécnico de Saúde do Norte da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), na Escola Superior de Saúde do Vale do AVE. O percurso formativo contemplou estágios nos contextos do Serviço de Urgência Médico-cirúrgica (SUMC), na Unidade de Emergência Extra-hospitalar (EEH) e na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes (UCIP), tendo como principal objetivo descrever e evidenciar a aquisição de competências avançadas, técnicas, científicas e relacionais, inerentes às competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista (EE) em EMC na PSC.
A pratica clínica desenvolvida em contextos de elevada complexidade e imprevisibilidade consolidou capacidades essenciais à prática especializada, promovendo uma resposta eficaz, fundamentada e centrada na PSC.
Adicionalmente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura (RIL) que explorou a relevância do diário em cuidados intensivos enquanto estratégia promotora da humanização e mitigadora do Stress Pós-Traumático (SPT) em doentes de cuidados intensivos. Os resultados evidenciaram o seu contributo na reorganização das memórias, redução da ansiedade, melhoria do padrão de sono e atenuação dos sintomas de SPT, promovendo ganhos em saúde e qualidade de vida do doente após alta da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI).
A articulação entre a prática especializada e a investigação fundamentada, permitiu um percurso formativo sólido, concebendo uma nova visão na procura incessante pela qualidade, excelência e respeito pelos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Especializados em Enfermagem (PQCEE) à PSC. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | pt_PT |
| dc.subject | PESSOA EM SITUAÇÃO CRÍTICA | pt_PT |
| dc.subject | ENFERMAGEM MÉDICO CIRÚRGICA | pt_PT |
| dc.subject | ENFERMEIRO ESPECIALISTA | pt_PT |
| dc.subject | UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS | pt_PT |
| dc.subject | DIÁRIO DE CUIDADOS INTENSIVOS | pt_PT |
| dc.subject | STRESS PÓS-TRAUMÁTICO | pt_PT |
| dc.subject | HUMANIZAÇÃO DE CUIDADOS | pt_PT |
| dc.title | Diário como ferramenta para mitigar o stress pós-traumático na pessoa em situação crítica | pt_PT |
| dc.type | info:eu-repo/semantics/masterThesis | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 204141354 | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgico na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica | pt_PT |