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dc.contributor.authorAlves, Bruno Martins
dc.date.accessioned2011-10-12T13:50:35Z
dc.date.available2011-10-12T13:50:35Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/61
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/61
dc.description.abstractO presente estudo tem como principais objectivos analisar a dimensão e as tipologias da violência escolar e sua diferenciação em função de variáveis socio-demográficas, bem como a análise dos factores de risco e protecção subjacentes à vítima. Este estudo empírico contou com uma amostra de 425 alunos de uma escola básica do Grande Porto, sendo 49,2 % do sexo masculino (N=290), e 49,2% do sexo feminino (N=290), avaliados por 3 instrumentos, nomeadamente o Questionário de Factores de Risco (QFR), o Questionário de Avaliação da violência na escola e nos tempos livres (CEVEO), e pelo Questionário de Personalidade para crianças e jovens (EPQ-J). No estudo, foi verificado que 68% da amostra sofre, ou já sofreu situações de agressão, tendo-se constatado que a vitimação ocorre na sua maioria sob a forma de exclusão nomeadamente, através dos actos de ignorar, e do impedimento de participar em actividades com o grupo de pares, e a segunda mais verificada, foi a agressão verbal através do insulto A terceira agressão mais aferida foi a física, através do pontapear, e a agressão que surge como sendo a menos frequente, é a agressão de carácter sexual em que uma percentagem muito reduzida referiu ter sido alvo de frases, insultos ou atitudes de carácter sexual. Relativamente às hipóteses formuladas não houve diferenças no que diz respeito às variáveis sócio-demográficas. Quanto aos factores de risco constatou-se que as vitimas percepcionam o ambiente escolar como sendo negativo, apresentando dificuldades em serem aceites pelo grupo de pares. No que diz respeito à família, verificou-se que as vítimas apresentam um fraco suporte afectivo, assim como uma supervisão parental diminuída. Constatou-se também, que as vitimas consideram que o comportamento agressivo favorece os agressores, nomeadamente no estatuto que adquirem junto dos colegas sendo desta forma reconhecidos como sendo os mais “fortes” e “populares”.pt_PT
dc.language.isopor
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.subjectbullyingpt_PT
dc.subjectvitimaçãopt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.titleFactores de risco e protecção na vitimação em contexto escolarpt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesis


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