Avaliação da eficácia de um programa de inteligência emocional: abordagem quantitativa
Abstract
A Inteligência Emocional é hoje um conceito com elevada importância e relevância na sociedade e em diversas áreas. O Instituto Politécnico do Porto organizou um programa de Workshops que visaram desenvolver as competências de Inteligência Emocional. Pretendemos avaliar a eficácia desse programa, utilizando grupo de controlo, de forma a evidenciar evolução de competências de inteligência e coping emocionais.
Utilizou-se uma metodologia de avaliação de programa aleatoriamente controlado através da aplicação de: questionário semi-estruturado de dados socio-demográficos, a Trail Meta Mood Scale (TMMS) e o Coping Through Emotional Approach (CTEA) a uma amostra de 47 estudantes com idade média de 22.34 (SD=4.33).
Os resultados demonstraram que existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tendo o grupo experimental valores superiores no que se refere à atenção, reparação clareza e coping emocional. É discutida a sua relevância, aplicabilidade e eficácia neste contexto.