A indução afectiva em cenários de realidade virtugal: a importância da tridimensionalidade na avaliação da sensação de presença
Abstract
A Realidade Virtual tem vindo a ser utilizada na indução de emoções, uma vez que permite uma
exposição simulada sem os perigos do mundo real, e associada a respostas emocionais de maior
validade ecológica. Neste sentido, a literatura especializada, tem anunciado que a
tridimensionalidade confere maior sensação de presença, possibilitando uma melhor emulação da
realidade num ambiente laboratorial. A presença, enquanto experiência de “estar lá”, num
determinado ambiente mediado, tornou-se intimamente associada à RV. O presente trabalho tem
como objectivo verificar, se a visualização dos Cenários de Indução Afectiva 3D induz uma maior
sensação de presença comparativamente aos seus homólogos apresentados com a tecnologia 2D.
Apresentamos a 30 participantes os Cenários de Indução Afectiva 3D em ambas as modalidades de
visualização (2D vs. 3D), simultaneamente efectuavam-se registos psicofisiológicos da Actividade
Eletrodérmica e do Ritmo Cardíaco e, no final da visualização de cada cenário, aplicamos a escala
de dominância do Self-Assessment Manikin adaptada para medir a presença, bem como o Slater-
Usoh-Steed Questionnaire, que é um instrumento de auto-relato para avaliação da sensação de
presença provocada. Os resultados globais sugerem que a estimulação por tecnologia 3D induz uma
maior sensação de presença, comparativamente à tecnologia tradicional 2D.