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dc.contributor.authorRibeiro, Susana Daniela Teixeira
dc.date.accessioned2016-01-22T09:14:57Z
dc.date.available2016-01-22T09:14:57Z
dc.date.issued2015
dc.identifier.urihttps://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/375
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11816/375
dc.description.abstractEste estudo avaliou um conjunto de fatores de risco do meio familiar e da interação família-escola junto de 58 pais de jovens sinalizados na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Valongo por motivos tipificados como abandono escolar. Os instrumentos utilizados foram o Guião para Consulta do Processo Individual, o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version (QEPP); o Inventário das Crenças Parentais acerca dos Atores Determinantes do rendimento Académico (ICPADA) e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18). Ao nível do envolvimento escolar, verificou-se que apenas a qualidade da relação pais e professores apresenta resultados inferiores aos normativos, contudo esta medida deverá ser analisada com cautela devido a algumas características do sistema escolar atual. Já no que se refere às crenças parentais sobre o sucesso académico constata-se que o grupo não valoriza nem fatores intrínsecos ao aluno, nem fatores extrínsecos, designadamente, o papel dos pais no rendimento escolar. Verifica-se ainda que os pais reportam um elevado índice de problemas comportamentais dos seus filhos, tanto a nível de internalização, como de externalização.pt_PT
dc.language.isopor
dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
dc.subjectAbandono escolar precocept_PT
dc.subjectEnvolvimento escolarpt_PT
dc.subjectCrenças parentaispt_PT
dc.subjectExternalizaçãopt_PT
dc.subjectInternalizaçãopt_PT
dc.titleO papel da família no abandono escolar precoce: identificação de fatores de risco num grupo de riscopt_PT
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.identifier.tid201041758


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