dc.contributor.author | Ribeiro, Susana Daniela Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2016-01-22T09:14:57Z | |
dc.date.available | 2016-01-22T09:14:57Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/375 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11816/375 | |
dc.description.abstract | Este estudo avaliou um conjunto de fatores de risco do meio familiar
e da interação família-escola junto de 58 pais de jovens sinalizados na Comissão
de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Valongo por motivos tipificados
como abandono escolar. Os instrumentos utilizados foram o Guião para Consulta
do Processo Individual, o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version
(QEPP); o Inventário das Crenças Parentais acerca dos Atores Determinantes
do rendimento Académico (ICPADA) e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18).
Ao nível do envolvimento escolar, verificou-se que apenas a qualidade da
relação pais e professores apresenta resultados inferiores aos normativos,
contudo esta medida deverá ser analisada com cautela devido a algumas
características do sistema escolar atual. Já no que se refere às crenças parentais
sobre o sucesso académico constata-se que o grupo não valoriza nem fatores
intrínsecos ao aluno, nem fatores extrínsecos, designadamente, o papel dos pais
no rendimento escolar. Verifica-se ainda que os pais reportam um elevado índice
de problemas comportamentais dos seus filhos, tanto a nível de internalização,
como de externalização. | pt_PT |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | |
dc.subject | Abandono escolar precoce | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento escolar | pt_PT |
dc.subject | Crenças parentais | pt_PT |
dc.subject | Externalização | pt_PT |
dc.subject | Internalização | pt_PT |
dc.title | O papel da família no abandono escolar precoce: identificação de fatores de risco num grupo de risco | pt_PT |
dc.type | info:eu-repo/semantics/masterThesis | |
dc.identifier.tid | 201041758 | |