O papel da família no abandono escolar precoce: identificação de fatores de risco num grupo de risco
Abstract
Este estudo avaliou um conjunto de fatores de risco do meio familiar
e da interação família-escola junto de 58 pais de jovens sinalizados na Comissão
de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Valongo por motivos tipificados
como abandono escolar. Os instrumentos utilizados foram o Guião para Consulta
do Processo Individual, o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version
(QEPP); o Inventário das Crenças Parentais acerca dos Atores Determinantes
do rendimento Académico (ICPADA) e o Child Behavior Checklist (CBCL 6/18).
Ao nível do envolvimento escolar, verificou-se que apenas a qualidade da
relação pais e professores apresenta resultados inferiores aos normativos,
contudo esta medida deverá ser analisada com cautela devido a algumas
características do sistema escolar atual. Já no que se refere às crenças parentais
sobre o sucesso académico constata-se que o grupo não valoriza nem fatores
intrínsecos ao aluno, nem fatores extrínsecos, designadamente, o papel dos pais
no rendimento escolar. Verifica-se ainda que os pais reportam um elevado índice
de problemas comportamentais dos seus filhos, tanto a nível de internalização,
como de externalização.