Influência do envelhecimento cerebral normativo na condução e acidentes de viação
Abstract
Verificar se existe relação entre o funcionamento cognitivo e a ocorrência de
acidentes de viação, através de um estudo comparativo entre Jovens e Idosos. Método: Foi
construído um questionário sócio-demográfico, foi ainda utilizado o teste STROOP, assim como
quatro subprovas da WMS-II, os quais foram aplicados a uma amostra de 60 indivíduos
divididos em dois grupos: Jovens e Séniores, com idades compreendidas entre os 18 e os 78
anos maioritariamente do género masculino possuidores de carta de condução e habilitados a
conduzir. O GJ apresenta menor percentagem de problemas de visão, audição e problemas de
saúde relativamente ao GS. Resultados: O GS evidencia maior ocorrência de acidentes de
viação, pior desempenho nas provas de avaliação neuropsicológica e diferenças estatísticamente
significativas em todas as subprovas WMS-III e no Teste Stroop na Leitura nomeadadmente
no Tempo dispendido(U = 34; p = <0.001) e na Nomeação relativamente ao Tempo Total
despendido (U = 195; p <0.001); ao Total de Respostas (U = 1173.5; p <0.001) e ao número de
Respostas Correctas (U = 111.0; p <0.001). Conclusões: Os Séniores apresentam um declínio
na Memória Visual e Funções Executivas e diminuição da Velocidade de Processamento
funções importantes para a condução.