Caracterização da atenção, memória e aprendizagem verbal em crianças angolanas de 6 a 10 anos
Abstract
Em Angola, que está nos últimos lugares do Índice de Desenvolvimento Humano (143 lugar em 158 países), a percentagem de crianças a frequentar o ensino subiu acentuadamente, para 76 por cento, não obstante, e apesar do aumento das matrículas, apenas 35 por cento das crianças concluem o ensino primário em devido tempo.
A neuropsicologia é a ciência que trata da relação entre o cérebro e o comportamento humano. Actualmente, nenhum profissional da área educacional pode deixar de considerar tanto factores biológicos quanto factores ambientais no desenvolvimento e comportamento do indivíduo, entendendo assim que tudo o que é psicológico é também biológico. Assim, o conhecimento dos métodos neuropsicológicos permite não apenas avaliação e diagnóstico mais precoce e exacto, como também o estabelecimento de programas de acção terapêutica e reeducativa para o aprendiz. A neuropsicologia estuda o desenvolvimento das funções mentais e cerebrais, tanto em seu estado normal como patológico. Entre essas funções estão a atenção, a orientação, a memória, as funções verbais. Resulta de interesse conhecer como é o desenvolvimento das funções mentais e cerebrais das crianças que se incorporam à escola na sociedade angolana actual em processo de mudança e desenvolvimento. Este trabalho propor-se pesquisar como se apresentam as funções neuropsicológicas da atenção, memoria e aprendizagem verbal em crianças angolanas de 6 a 10 anos.