Efeitos da perda de um relacionamento amoroso em estudantes do ensino superior
Abstract
A perda de um relacionamento amoroso é uma experiência comum nos estudantes do
ensino superior, no entanto, para muitos destes jovens este evento pode ser considerado
stressante e angustiante, colocando elevadas exigências às competências emocionais.
Pretendemos com esta investigação entender a relação existente entre as Dificuldades de
Regulação Emocional a Sintomatologia de Luto Complicado, de Pós-Stress Traumático e de
Amarguramento, em estudantes do ensino superior relativamente à perda de um relacionamento
amoroso.
Neste estudo participaram 100 estudantes do ensino superior com idades compreendidas
entre os 18 e os 36 anos e que experienciaram, pelo menos, uma perda de um relacionamento
amoroso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa com a aplicação de quatro instrumentos, o
Questionário Sociodemográfico, a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, a Escala de
Impacto de Eventos – Revista e a Posttraumatic Embitterment Disorder Scale.
Os resultados obtidos permitiram descrever a existência de sintomatologia de Luto
Complicado, Traumática e de Amarguramento em jovens, após a perda de um relacionamento
amoroso, assim como a pertinência das Dificuldades de Regulação Emocional na predição da
sintomatologia de Luto Complicado, Traumática e de Amarguramento. Desta forma, os
resultados foram de encontro com o esperado, verificando-se que os estudantes do ensino
superior constituem uma população com elevado risco de apresentar sintomatologia de Luto
Complicado, Traumática e de Amarguramento.